Fotos: Arquivo Pessoal
Isaura Pinto da Silva, 85 anos, nasceu em Santa Maria, em 27 de janeiro de 1933. Ela foi casada com João Nativio Francisco de Almeida, já falecido, e teve seis filhos: Maria Cristina, 65, Luiz Carlos, 61, João Brandão, 49, Marcia Elisangela, 44 e Maria Rosangela e Paulo Gilberto (já falecidos).
Isaura sempre será lembrada pela família por ser uma mulher corajosa. Após 40 anos de união, separou-se do marido, saiu de casa e terminou de criar a filha Marcia Elisangela sozinha.
Quando criança, Isaura foi criada pela madrinha, já que os seus pais não tinham condições de sustentar a ela e aos outros nove irmãos. Depois de morar um período em Porto Alegre, retornou para o Coração do Rio Grande, onde conheceu o marido, que era funcionário dos Correios Isaura trabalhou como camareira de um hotel na Avenida Rio Branco e, depois de se casar, tornou-se dona de casa. Só quando os filhos já eram quase todos adolescentes, resolveu se divorciar.
- Antes mesmo da minha mãe se divorciar, resolvi sair de casa. Fui embora aos 13 anos, porque não gostava do comportamento do meu pai. A mãe foi minha heroína. Ela sempre cuidou muito dos filhos e os protegeu mesmo abaixo de mau tempo - lembra Luiz Carlos, que trabalha como porteiro em Santa Maria.
Depois de se divorciar, Isaura se mudou com a filha mais nova, Marcia Elisangela, para o Bairro Perpétuo Socorro. Para obter uma outra fonte de renda, passou a fazer doces, pães e salgadinhos para vender. Essa era também a sua ocupação favorita.
Segundo a filha Marcia Elisangela, a mãe participava de aulas e cursos de culinária para se manter atualizada e conseguir oferecer produtos cada vez melhores aos fregueses.
- No passado, se divorciar era algo difícil para as mulheres. Ela foi muito oprimida, mas venceu todos os preconceitos - recorda Marcia Elisangela.
Ainda segundo os filhos, Isaura foi uma mulher à frente de seu tempo, tendo enfrentado o preconceito de muitas pessoas. Mesmo assim, não teve medo de buscar a felicidade.
A idosa tinha oito netos: Juliana, Eduardo, Leonardo, Vinícius, Fábio, Natalia, Paulo Roberto, Talles e Tiago.
Durante os últimos três anos de vida, Isaura ficou internada em uma clínica para idosos, em Santa Maria. Ela faleceu no último dia 11 de dezembro, em decorrência de um infarto, e foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Pau-a-Pique, no Bairro Passo das Tropas.
OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO
Funerária Cauzzo
10/01
Adalberto Renato Boezzio, aos 61 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em Tupanciretã
11/01
Gilberto Cauduro, aos 83 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
13/01
Rubens Millani, aos 68 anos, foi sepultado no Cemitério de Arroio Grande, distrito de Santa Maria
16/01
Maria Edi Gonçalves Muller, aos 84 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Adão Borba, aos 81 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
17/01
Manoel Sidnei Viçosa Sityá, aos 84 anos, foi cremado no Crematório Dom José, em Santa Rosa
18/01
Marina Goldani Soares, aos 61 anos, foi cremada no Crematório Cristo Rei, em São Leopoldo
20/01
Ana Rita Rodrigues Vieira, aos 48 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122